- Os primeiros trilhos utilizados para transporte conhecidos são do século XVI. Feitos de madeira e montados nas minas de carvão e ferro em alguns países da Europa, eram puxados ou por homens ou por animais. Quando o inventor inglês Richard Trevithick criou a máquina a vapor, a tração animal foi deixada de lado. Em 1804, um modelo dessa máquina foi colocado sobre rodas em trilhos e puxou um vagão com 9 toneladas de carvão por 15 quilômetros.
- Em 1825, o inglês George Stephenson construiu a primeira ferrovia pública do mundo. Foram 32 quilômetros ligando Stockton e Darlington, e os trens de carga tinham horários regulares. Cinco anos depois, Stephenson criou outra ferrovia: ligava Liverpool a Manchester. Os 48 quilômetros eram para trens de passageiros.
- A ferrovia Transiberiana, construída entre 1891 e 1916, com 9 mil quilômetros, é a mais extensa do mundo.
- Em 1895, num túnel de 5.600 metros, que fica embaixo da cidade de Baltimore (Estados Unidos), passou o primeiro trem puxado por uma locomotiva elétrica. Era da empresa Baltimore and Ohio Railroad.
- No Brasil, a primeira estrada de ferro foi inaugurada em 1854. Os 14,5 quilômetros eram percorridos em 23 minutos a uma velocidade média de 38 km/h. A locomotiva que transportava o trem era chamada de Baronesa, numa homenagem à mulher do Barão de Mauá.
- A Estrada de Ferro D. Pedro II, que originou a Estrada de Ferro Central do Brasil, foi construída em 1855.
- Em abril de 2007 o trem francês V150 bateu o recorde de velocidade de trens sobre trilho, ele alcançou a marca de 514,8 Km/h. Mas apesar da velocidade impressionante, o campeão ainda é o trem japonêsMaglev, que atingiu em 2003 a marca dos 581 km/h. A grande diferença é que o trem japonês não toca os trilhos, ele flutua por ondas magnéticas.
- Depois de 40 anos de atividade, o primeiro trem-bala do mundo foi desativado no dia 30 de novembro de 2008, no Japão. Chamado de "Shinkansen - Série Zero", o trem andou pela primeira vez em 1964, durante as Olimpíadas de Tóquio. Símbolo do renascimento japonês no pós-guerra, o trem era capaz de atingir 210 km/h - uma velocidade impressionante para a época.
Traduzir
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Curiosidades
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Acho que se a logística de transportes brasileira investisse de verdade na atividade ferroviária -tanto de transporte de cargas e passageiros-, as coisas dariam mais certo.
ResponderExcluirÉ só tomar como exemplo países da america do norte, e a maioria dos países europeus. Todos esses possuem logística ferroviária forte.
Parabéns pelo blog !
Também acredito que se o país adotasse um sistema logístico embasado no modal ferroviário haveriam grandes pontos positivos!O sistema rodoviário que aqui predomina é comum aos países subdesenvolvidos, temos passado por um processo de distorção de idéias, e o fator cultural de acreditar que o sistema ferroviário está atrelado a algo obsoleto ainda é muito forte!
ResponderExcluir